sábado, 30 de julho de 2011

O que faz um país ser de primeiro mundo? (parte 1)


O que faz um país ser de primeiro mundo? Esta pergunta vem me acompanhando há tempos, mas sempre fico inconformado com as atitudes das pessoas e por isso resolvi pesquisar um pouco mais e obtive informações interessantes.

Segundo a Wikipédia e outras fontes, esta definição tem origem na Teoria dos Mundos, que surgiu no período da Guerra Fria para descrever os países que se posicionaram a um dos lados. Aqueles que defendiam o capitalismo e apoiavam os Estados Unidos foram chamados de Primeiro Mundo, os que defendiam o socialismo e a União Soviética era o Segundo Mundo. Os países não-alinhados e neutros foram chamados de países de Terceiro Mundo.
Tal termo passou a ser usado também para descrever países desenvolvidos, com considerável desenvolvimento econômico e social. A população desses países usufrui de alto padrão de consumo devido à alta renda per capita, incluindo produtos supérfluos. Por causa deste aspecto há uma distribuição de renda relativamente justa e a diferença entre classes sociais não é tão grande, pois há intervenção governamental, cobrando taxas maiores daqueles que detêm maior poder aquisitivo.
Os tributos são revertidos em serviços sociais, como escolas, moradias, estradas, hospitais, previdência e outros programas que garantem à população uma elevada qualidade de vida. Nestes países, a democracia é praticada de forma genuína, pois o Estado sofre reivindicações dos cidadãos, as reconhece e busca executá-las. É interessante observar que alguns fatores que colocaram alguns países nesta categoria foram o processo de industrialização de forma pioneira, a revolução agrícola e a urbanização gradativa.
De acordo com as informações, os principais aspectos que caracterizam países de Primeiro Mundo são:

Setor industrial diversificado.
Economia desenvolvida e fortalecida.
Setor agropecuário modernizado.
Mão de obra qualificada, com uso de tecnologias em todos os segmentos de atividade.
Elevado desenvolvimento científico e tecnológico.
Modernos sistemas de transportes e de comunicação.
População urbana maior que a rural.
População economicamente ativa inserida, especialmente, no setor secundário e terciário da economia.
Alto índice de alfabetização.
Excelente qualidade de vida (boa alimentação, habitação, serviço sanitário de qualidade, elevada expectativa de vida etc.)
Modesta taxa de crescimento natural ou vegetativo.

“Informações coletadas da Wikipédia – a enciclopédia livre e de Eduardo de Freitas, da equipe Brasil Escola”

Continua...