domingo, 7 de agosto de 2011

O que faz um pais ser de Primeiro mundo (parte 2)


Muito bem, se nos países de Primeiro Mundo há uma distribuição de renda melhor e o Governo converte os tributos em serviços sociais, é evidente que a população tenha educação, transporte, saúde, cultura superior etc, afinal, tem consciência que os impostos a favorece e cobra das autoridades serviços e melhorias. Esta democracia aplicada é bem explícita nas reportagens internacionais, quando vemos autoridades e milionários envolvidos em escândalos, sendo desmascarados e punidos.
Mais que o mero cumprimento da Lei e Ordem, a punição é a prova da Democracia e da Moral, já que as regras serão aplicadas em qualquer classe social e tendo uma cobrança maior dos que detém maior poder. O exemplo vem de cima!
Não podemos nos esquecer dos aspectos que caracterizam um país de Primeiro Mundo:

Setor industrial diversificado.

É fato que o Brasil possui um processo de industrialização recente e apenas na década de 90 o país adotou uma política de competitividade. Hoje, possuímos alguns setores que competem internacionalmente, mas ainda estamos longe de um setor industrial diversificado e competitivo o suficiente para fazer frente a outros países

Economia desenvolvida e fortalecida.

Ok, confesso que não entendo muito de economia, sei que o Real chegou superar o Dólar por um tempo, sei que o Brasil está adotando uma política agressiva para manter a moeda forte e que é muito fácil comprar, mas ainda não entendo como podemos pagar tantos impostos em cima de um mesmo produto. Dizem que o país possui um mercado livre e exportador, mas o que vejo são produtos importados e superfaturados, chegando a custar três vezes mais.
Isso fortalece quem? Podemos até consumir tudo o que dizem, mas esses impostos não estão sendo revertidos em serviços sociais como deveriam.

Setor agropecuário modernizado.

Certo, neste caso estamos no topo do ranking em vários aspectos. Se fosse diferente, não seríamos boicotados a todo o momento por outros países com alarmes falsos de doenças e padrões da vigilância sanitária e outros motivos quaisquer apenas para não comprar nossa produção.
Modernizado? Pode até ser, mas não em 100% do setor. Apenas os produtores com alto poder econômico conseguem investir em modernização e garantir exportação e lucro. Quanto aos outros produtores resta uma tecnologia manual, às vezes precária e dívidas de empréstimos que jamais conseguirão pagar.

Mão de obra qualificada, com uso de tecnologias em todos os segmentos de atividade.

Mão de obra qualificada? Eu tenho alunos que não sabem nem o básico que deveriam ter aprendido na escola, quanto mais saber o que é qualificação. Sinceramente eu tenho medo dos profissionais jovens. A tecnologia pode existir, porém, mais uma vez, não está acessível a todos. Ainda é cara e nem sempre é possível tê-la em seu negócio

Elevado desenvolvimento científico e tecnológico.

É, possuímos centros de pesquisa dignos de orgulho. Desenvolvemos tecnologias fabulosas, mas estranhamente não consigo recordar de nenhuma personalidade atual que tenha feito algo nesse sentido. Se o fez, está em algum lugar lá fora, já que o país não sabe reconhecer o trabalho nacional. Não me condenem caros leitores, mas é isso que vejo, pois não conheço nenhuma divulgação nacional de nossas melhores mentes.
Bem, consigo me lembrar de alguém sim, do criador do Kinect. Para quem não sabe Alex Kipman é brasileiro e idealizou esse aparelhinho fantástico enquanto passeava aqui no Brasil, no interior do Paraná. Pois é, passeava, porque o cara trabalha na Microsoft, mora nos EUA há 15 anos e acho que poucos sabem disso.
Em todo caso, as poucas organizações que poderíamos ter orgulho sofrem com a corrupção, política inescrupulosa e outras barbaridades. Que o diga o instituto Butantã, que chegou a perder todo o acervo histórico e espécimes coletadas por causa de um incêndio e da administração mascarada.

Modernos sistemas de transportes e de comunicação.

Modernos? Se for o metrô de São Paulo tudo bem, é limpo, organizado, funciona, é rápido, moderno, mas mesmo assim limitado, pois em muitas áreas ainda dependemos de ônibus e é muito demorado chegar a qualquer lugar. E no resto do Brasil? Em algumas cidades o transporte público é eficiente, mas em outros municípios dá desgosto. Aqui mesmo eu prefiro ir a pé. Consigo chegar antes do transporte público!
Comunicação moderna? Nossa banda larga é sofrível, além de extremamente cara. A telefonia móvel só dá dor de cabeça. Não sei como funcionam as operadoras pelo Brasil, mas por aqui já experimentei todas e hoje meu lema é; “Se todas dão dor de cabeça, fique com a que incomoda menos, ou fique sem nenhuma!”

População urbana maior que a rural.

Tá, conforme o Censo 2010, a população urbana representa 84% e a rural 16%.

População economicamente ativa inserida, especialmente, no setor secundário e terciário da economia.

Que eu saiba o país ainda tem base sólida no setor primário e ainda se vangloria de ser o maior exportador de carne e grãos, então estamos longe desta meta. Além disso, o abastecimento de água e elétrico passam por colapsos anualmente.

Alto índice de alfabetização.

É brincadeira, não é?

Excelente qualidade de vida (boa alimentação, habitação, serviço sanitário de qualidade, elevada expectativa de vida etc.)

Sem comentários!

Modesta taxa de crescimento natural ou vegetativo.

Sem comentários (2)!

Continua...