sábado, 16 de julho de 2011

Boa vontade e causas perdidas


Hoje me pararam na rua pedindo uma doação para a Associação Protetora dos Animais. Prontamente recusei alegando que não acreditava neste tipo de serviço. Vejam bem, caros leitores, não digo que a boa vontade destas pessoas seja uma fraude ou a idéia deles ruim, só estou dizendo que não funciona, não aqui, nessa “Terra de Chacais”.

É claro que fui indagado pela resposta dada, então nada mais justo que explicar a vocês também minha opinião: Minha família sempre ajudou o Canil Municipal, Associações secundárias e tudo mais, porém nunca vimos uma solução visível par ao problema de animais soltos pelas ruas. Tempos atrás cheguei a dar uma última contribuição com promessas de limpar a cidade dos cães de rua e tudo mais. Até hoje não vi nada diferente, os cães continuam soltos e os pedestres continuam sujando os sapatos e/ou correndo de cães anti-sociais.

Vejam bem, caros leitores, em minha mais sincera opinião, vejo esta cidade como uma província retrógada, infestada de falsos moralistas, trogloditas e outras espécies indignas de serem citadas, mas voltemos ao assunto no próximo parágrafo.

Possuímos um Canil Municipal deficiente, insuficiente para a demanda e os pobres cães ainda chegam a passar fome. Sinceramente, não sei como anda nos dias atuais, mas já foi pauta em jornais pelas condições precárias dos animais. Acho no mínimo estranho e duvidoso o modo como é administrado, mesmo porque a cada ano tem arrecadação de fundos aqui ou acolá para a manutenção do canil.

Possuímos também uma faculdade que adora enfatizar sua atuação social, mas nunca vi trabalhar diretamente com o problema dos animais. E qual seria sua atuação? Bem, há o curso de Veterinária! Pegue os cães e gatos de rua para estudo. NÃO, não me refiro a sacrifícios, me refiro à prática de diagnose, afinal, animais de rua estão muito mais propensos a doenças do que animais bem cuidados e tratados, além de ser um treino prático para a formação acadêmica dos alunos. Além disso, poderiam treinar cirurgias, principalmente castração, evitando assim o crescimento descontrolado pelas ruas.

Não digo criar um sistema de adoção porque neste caso entramos em conflito com a hipocrisia deste povo, já que cada cidadão só se preocupa com seu próprio umbigo. O que vejo diariamente são pessoas passeando com seus cães por praças e bairros, enquanto esses animais maravilhosos CAGAM na porta ou jardim dos vizinhos. Cretinos são estes cidadãos que fazem isso na maior cara de pau, passeando com seus animais para sujarem a frente da casa dos outros.

Ah, e para o conhecimento de vocês, falsos moralistas, deixo bem claro que em casa sempre tivemos animais de estimação, mas eles nunca saíram portão a fora incomodando os vizinhos, portanto não venham com críticas fora de contexto e tentar ensinar lições de moral. Quando a mentalidade provinciana deste povo se expandir e evoluírem de mentecaptos a cidadãos que PRATICAM a cidadania, e principalmente o bom senso, aí a conversa será outra. Peço desculpas às moças que trabalharam o dia todo arrecadando fundos para a APA. Acredito no trabalho de vocês, mas não no resultado, utópico em minha opinião, que pretendem atingir.

Bom sábado a todos!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bandido herói X Cidadão bandido

Comentei que o ser humano é egoísta por natureza, mas esqueci de lembrar que é hipócrita também. A Justiça se gaba de ser cega, de fazer o justo, mas o justo se aplica apenas ao seu interesse, que sempre se esconde atrás da Política, essa safada!

Somos subjugados por leis que, em teoria, são feitas para todos, mas que oprimem apenas os fracos e, neste caso, fraco é sinônimo de quem não possui status e/ou dinheiro suficiente para estar acima da Lei.

É ridícula a postura da Justiça perante a Criminalidade, é uma ofensa a postura de nossos políticos e deprimente o estado catatônico da sociedade, que não reage a esta agressão que sofre de nossos regentes.

Só mesmo em um País que se gaba de ser emergente, mas que ainda possui uma cultura deprimente e um pensamento de 3º mundo para aceitar que um cidadão honesto e trabalhador seja preso por defender seu lar, enquanto o ladrão eleva-se ao status de vítima. E para os protetores dos direitos humanos aqui vai meu recado: Vão à merda!


Hipócrita é a Justiça que condena o senhor que protegeu sua casa. E quanto a nós, caros leitores, somos os egoístas bastardos que ficamos calados diante dessa agressão à nossa inteligência, simplesmente porque somos acomodados demais para tomarmos as dores de um cidadão que poderá responder por homicídio doloso (!?!?!?!) ao defender seu patrimônio.

Como disse um amigo certa vez: “Nós vivemos em um País Capitalista, onde somos proprietários daquilo que compramos e que a subtração de nossos pertences se constitui em roubo!” Mas parece que a polícia não está preocupada com o ladrão, já que ele está morto. É mais fácil mostrar seu trabalho investigando e indiciando este cidadão, afinal, sabem onde encontrá-lo e os riscos físicos à polícia são mínimos, ele não é um bandido.
Ah, que orgulho de ser brasileiro!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Escritor e seus pensamentos

Certa vez um amigo disse que o amor era algo egoísta, que você amava porque queria a pessoa só para você. Na época não concordei, mas nunca me esqueci dessa conversa e sempre parei para refletir sobre o assunto.
Acredito que o amor não seja simplesmente algo egoísta, na verdade todo e qualquer ser humano tende a ser egoísta em maior ou menor grau. Em minha opinião, isso é fato. A única coisa que nos separa da bestialidade é a capacidade de discernirmos entre pensamentos e atos e cedermos às opiniões dos outros, corretas ou não, e estes outros também cederem às nossas opiniões conforme a necessidade e contexto.

Citando um exemplo, durante uma de minhas aulas, uma aluna comentou que não queria que seu filho namorasse porque ia atrapalhar sua rotina, tirar sua liberdade, que ela estragaria a vida de seu filho etc. Argumentei meu ponto de vista, ela parou, pensou e respondeu que não era egoísmo, que era cuidado com o filho. Então contra-argumentei o óbvio: Você está incomodada porque alguém vai tirar o SEU filho de você, vai entrar na SUA casa, atrapalhar a SUA rotina, incomodar a SUA privacidade. Onde entra a vontade do seu filho, mesmo? Diante das informações ela parou e se repreendeu, confessando que nunca havia parado para pensar dessa forma e que realmente só estava pensando pelo lado dela. É claro que encontramos amor aí também – o amor de mãe. 

Portanto, hoje, concordo com o que meu amigo disse tempos atrás, mas vou além, afirmando que é da natureza humana ser egoísta em qualquer meio, seja pessoal, profissional ou social.