quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O que faz um País ser de Primeiro Mundo? (final)


Dando continuidade ao nosso tema, para um País ser de primeiro mundo podemos resumir que ele precisa de muito dinheiro para investir nos segmentos citados anteriormente, mas tudo isso se torna inútil enquanto este mesmo País possuir um povo tolo e leviano, que prefere se “emburrecer” a cobrar do governo por melhorias e lutar pelos valores corretos.
Em uma terra em que predomina o “jeitinho de se dar bem”, qualquer tentativa de elevar o nível da nação se torna inútil. É fato que nem nas grandes capitais há respeito. Cerca de duas semanas atrás li uma reportagem que os agentes de trânsito precisaram ser reeducados para MULTAREM DE FATO os motoristas que cometiam infrações. Por que não faziam isso antes?
Na Europa um farol pode estar fechado para o pedestre e as ruas desertas, e mesmo assim este pedestre irá aguardar o sinal abrir para atravessar a rua. Se questionado, não titubeará na resposta: “Temos que dar o exemplo às crianças!” Já aqui... bem, vocês sabem!
É uma questão de cultura, de educação, de bom senso – coisas que o brasileiro médio não tem. Do contrário teria vergonha do exemplo que dá ao mundo! O que aconteceu com as matérias de Educação Moral e Cívica e outras tantas que ensinavam o aluno a ser gente? Na minha época quando um funcionário da diretoria entrava ficávamos quietos e levantávamos das carteiras em sinal de respeito. No ano que estagiei, na mesma escola em que estudei, e levantei quando a diretora entrou, os alunos ficaram me olhando com cara de deboche, como se eu fosse a pessoa mais idiota que conheceram na vida.
Se não somos capazes de compreender o que significa respeito e educação, tão pouco estamos aptos a praticar tais conceitos, como podemos querer ser de primeiro mundo? Se estamos levando em conta o que certas emissoras de TV divulgam ou que o Governo quer que acreditemos, E ACREDITARMOS, então merecemos ser ridicularizados pelo mundo.

Eduque os meninos e não será preciso castigar os homens.
(Pitágoras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário