quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Entre pizzas e profissões

Agora a pouco estava com o Adriano e o Fernando no trabalho, comendo pizza, e conversando sobre vários assuntos. Em determinado momento, Fernando me perguntou se valeu a pena eu ter cursado a Faculdade de Letras, afinal, eu não exercia a profissão.

Bem, a pergunta foi muito pertinente já que atualmente trabalho com computadores, ministrando aulas de Windows, Word, Excel, PowerPoint, Access, Corel Draw, Page Maker, Photoshop, Flash, Fireworks e Dreamweaver, além de manutenção em computadores e rede e desenvolvimento de websites (ufa!).

Na realidade, eu sempre gostei desta área também, mas na época eu optei por Letras e estava determinado a seguir a profissão. Contudo, uma série de contratempos e dificuldades profissionais ao final do curso me distanciaram da carreira. Posso afirmar que aqueles anos foram realmente infernais e tive muita dificuldade para me estabilizar profissionalmente. Esta maré de azar também afetou o convívio com meus pais.

O fato é que quando me estabilizei anos depois, lecionando cursos de computação, meu nome, como profissional, já estava se consolidando e consegui me estabilizar neste ramo. A partir daí, aproveitei a boa sorte e empenhei meu tempo e dinheiro no aperfeiçoamento de meus conhecimentos em computação, o que me garantiu credibilidade profissional, retorno financeiro e satisfação pessoal.

É justamente aí, na satisfação pessoal, que decidi permanecer no campo. E pela minha dedicação e profissionalismo ganhei a credibilidade que precisava. O resultado é óbvio – o retorno financeiro. Hoje tenho clientes fiéis, que me procuram de outras cidades pela confiança que depositam em mim e pela qualidade que ofereço no serviço.

Essa soma de conquistas me fez abandonar por completo a vontade de seguir carreira como professor de Língua Portuguesa, afinal, um professor ganha, se não me engano, algo em torno de R$7,00 a R$10,00 a hora/aula. Nessa mesma uma hora de aula eu consigo no mínimo R$100,00. Além disso, não fujo totalmente da minha formação, afinal ainda leciono e uso meus conhecimentos nos cursos. Do mesmo modo, todo material criado é digitado, diagramado e revisado por mim mesmo. Um profissional versátil, estão vendo?

E foi isso que respondi ao Fernando: Apesar de não lecionar na área da minha formação, de modo algum foi um investimento perdido, uma vez que o curso de Letras é base para muitas outras profissões e terminei por conciliar duas áreas que sempre gostei. Fatores adversos guiaram minha estabilidade profissional, mas no fim tudo serviu para me lapidar e garantir meu sucesso.

Um abraço a todos!

05/01/2011

Por Rafael Franzin


P.S.: Desculpem as falhas, escrevi correndo. ;p

Nenhum comentário:

Postar um comentário