sábado, 16 de julho de 2011

Boa vontade e causas perdidas


Hoje me pararam na rua pedindo uma doação para a Associação Protetora dos Animais. Prontamente recusei alegando que não acreditava neste tipo de serviço. Vejam bem, caros leitores, não digo que a boa vontade destas pessoas seja uma fraude ou a idéia deles ruim, só estou dizendo que não funciona, não aqui, nessa “Terra de Chacais”.

É claro que fui indagado pela resposta dada, então nada mais justo que explicar a vocês também minha opinião: Minha família sempre ajudou o Canil Municipal, Associações secundárias e tudo mais, porém nunca vimos uma solução visível par ao problema de animais soltos pelas ruas. Tempos atrás cheguei a dar uma última contribuição com promessas de limpar a cidade dos cães de rua e tudo mais. Até hoje não vi nada diferente, os cães continuam soltos e os pedestres continuam sujando os sapatos e/ou correndo de cães anti-sociais.

Vejam bem, caros leitores, em minha mais sincera opinião, vejo esta cidade como uma província retrógada, infestada de falsos moralistas, trogloditas e outras espécies indignas de serem citadas, mas voltemos ao assunto no próximo parágrafo.

Possuímos um Canil Municipal deficiente, insuficiente para a demanda e os pobres cães ainda chegam a passar fome. Sinceramente, não sei como anda nos dias atuais, mas já foi pauta em jornais pelas condições precárias dos animais. Acho no mínimo estranho e duvidoso o modo como é administrado, mesmo porque a cada ano tem arrecadação de fundos aqui ou acolá para a manutenção do canil.

Possuímos também uma faculdade que adora enfatizar sua atuação social, mas nunca vi trabalhar diretamente com o problema dos animais. E qual seria sua atuação? Bem, há o curso de Veterinária! Pegue os cães e gatos de rua para estudo. NÃO, não me refiro a sacrifícios, me refiro à prática de diagnose, afinal, animais de rua estão muito mais propensos a doenças do que animais bem cuidados e tratados, além de ser um treino prático para a formação acadêmica dos alunos. Além disso, poderiam treinar cirurgias, principalmente castração, evitando assim o crescimento descontrolado pelas ruas.

Não digo criar um sistema de adoção porque neste caso entramos em conflito com a hipocrisia deste povo, já que cada cidadão só se preocupa com seu próprio umbigo. O que vejo diariamente são pessoas passeando com seus cães por praças e bairros, enquanto esses animais maravilhosos CAGAM na porta ou jardim dos vizinhos. Cretinos são estes cidadãos que fazem isso na maior cara de pau, passeando com seus animais para sujarem a frente da casa dos outros.

Ah, e para o conhecimento de vocês, falsos moralistas, deixo bem claro que em casa sempre tivemos animais de estimação, mas eles nunca saíram portão a fora incomodando os vizinhos, portanto não venham com críticas fora de contexto e tentar ensinar lições de moral. Quando a mentalidade provinciana deste povo se expandir e evoluírem de mentecaptos a cidadãos que PRATICAM a cidadania, e principalmente o bom senso, aí a conversa será outra. Peço desculpas às moças que trabalharam o dia todo arrecadando fundos para a APA. Acredito no trabalho de vocês, mas não no resultado, utópico em minha opinião, que pretendem atingir.

Bom sábado a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário