quinta-feira, 1 de abril de 2010

Diálogo com a Sombra

—O que o preocupa, meu senhor?

—Suspeito que a Solidão, ou, talvez, a Escuridão.

—Não tenha medo, “Solidão é aprendizagem!”, assim diz o Poeta.

—Mas e a Escuridão, minha tenebrosa e inseparável Companheira, o que é ela?

—Ora, a Escuridão é o Reino. Aceite a verdade, Senhor, não há luz sem sombra!

—Não creio! É pior, Solidão é meu tormento, Escuridão é teu alento!

—Talvez, meu Senhor, talvez. Mas, ainda assim, é teu fardo. É tua sina. É o que
está escrito no firmamento. Não pode fugir de teu destino.

—Tem razão, enfim. Somos parte um do outro, devo também aceitar o exílio de tal Tormento, quando a Dama chamar-me com voz tão terna.

—Relaxe, meu senhor, ainda não chegou a hora. O Tempo é o melhor mestre. Ele dará a resposta que procura.

—E quanto custará a espera por tal resposta, minha intempestiva amiga?

—Sabe o valor, terá que pagar por seu partido amor. Cobiçada é tua alma sofrida. Ela será o pagamento do Ceifador.

— Feliz é você, Sombra, que não tem alma, não sangra, não sofre.

—Pode estar certo, meu senhor, mas em termos, pois eis que também não tenho vontade própria, sou um mero reflexo distorcido da tua alma, do teu sofrimento. Se fosse diferente não estaria aqui conversando comigo numa noite invernal, enquanto a vida pulsa no mundo lá fora.

—Que mundo pulsante é esse, minha negra confidente? Fala deste mesmo mundo que ceifa minha vontade com mentiras, que dilacera minha alma com o martírio da solidão?

—E você, meu senhor, nunca fez o mesmo com outrem? É agora um santo? É também humano! Comete teus erros, sabe muito bem disso. Não negue que parte deste sofrimento é fruto de tuas falhas.

—Não nega tua origem, Maldita. É mesmo filha do Noite, e tão indolente quanto o Tempo!

—Indolente? Eu? Ainda insiste em cometer o mesmo erro, Senhor. Sou teu reflexo!

—...

—Calou-se agora? Por que? Minhas palavras ferem teu coração? Creio que não, Senhor, é o único responsável por tuas chagas. Fere-te a ti mesmo. Tua consciência é teu pior pesadelo. Fique sozinho, fique no escuro. A Escuridão será tua companheira, a Solidão tua guia...

02/11/2005

Por Rafael Franzin

Este texto é mais um dos antigos que localizei enquanto fazia faxina no laptop. Eu havia esquecido de citar a data e o nome, mas agora o problema foi corrigido.
Respondento a uma questão.... Sim, os textos são meus! Quando não são, eu cito o autor ou, se o texto for baseado na obra de alguém, eu faço a citação também.

Um comentário:

  1. Gostei mesmo desse monólogo, adoro a solidão,o silêncio para mim são meus únicos amigos.

    ResponderExcluir